Votos que nos levam a crescer espiritualmente!

 

 “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”

Provérbios 18.20,21

 

            Estamos quase chegando ao final de nossa jornada! Propomos cinco votos para obter poder espiritual. E, ao descobrirmos cada um, percebemos como um influencia o outro, e nos ajuda a permanecer em nossa estrada de crescimento espiritual.

 

            O primeiro voto nos lembrou que devemos tratar o pecado de maneira séria. Ele não se contenta em ser um “animal de estimação”. O seu propósito é ser senhor de nosso coração. Se não o expulsamos de nosso dia-a-dia ele toma o lugar de Deus.

 

            O segundo voto nos desafia a não ser dono de nada. Isso porque uma das fortalezas do pecado em nosso coração é o sentimento de posse que desenvolvemos em relação a pessoas e coisas. Quando entendemos que tudo é de Deus, descansamos Nele!

 

            O terceiro voto nos leva a imprimir o modo de vida de Jesus em nossas reações e instintos mais primários. Será que conseguimos não nos defender? A Bíblia afirma que Deus é quem luta nossas guerras. Sempre que tomamos a frente e lutamos com nossa própria força, tombamos no campo de batalha. Além de, no calor da luta, assumirmos posturas que nem sempre condizem com um cristão.

 

            Chegamos ao quarto voto! Assumir o compromisso de nunca passar adiante algo que prejudique alguém. Devemos enterrar qualquer história que prejudique outra pessoa. Amar o próximo como a mim mesmo é isso. Tratar os outros não da mesma maneira como sou tratado, mas como eu gostaria que me tratassem. É quebrar o ciclo que o pecado tenta impor sobre nossa vida.

 

            Nenhum desses votos tem o poder de mudar vida se forem tratados como mero conhecimento intelectual. Mas se um cristão, no poder do Espírito Santo, decidir assumir cada um deles, verá a revolução que Deus é capaz de fazer em uma vida consagrada!

 

Rev. Marcelo Rodrigues