Ser pastor, ser ovelha

 

“Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo e vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família, e vos levarei a Sião. Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.” Jeremias 3.14,15

 

            Na última sexta-feira, dia 17 de dezembro, foi comemorado o dia do pastor! É verdade que no calendário da maioria das pessoas essa não é uma data que mereça muito destaque, ou mesmo algum tipo de lembrança. Mas para esse jovem pastor que vos fala, esse é um dia em que rememoro a certeza do chamado de Deus, e encontro Nele as forças para continuar essa caminhada.

            O que é um pastor? Tenho percebido que as pessoas criam exigências e percepções irreais. Para alguns, o pastor é um mero empregado, ou uma espécie de “Severino”, o faz tudo da Igreja. Para outros é aquele que tem que fazer o trabalho que ninguém quer fazer, como atender os pedintes e evangelizar, na rua, os não crentes. Para tantos ele é simplesmente o culpado de todos os males e imperfeições da igreja. Mas, para alguns poucos, ele é alguém chamado por Deus para pregar a Palavra e cuidar do rebanho. E são esses que importam e, por causa deles, continuo minha caminhada!

            Se pudesse pedir um presente especial nesse dia, pediria um rebanho com mais cara de ovelha, com jeito e voz de ovelha, com olhar e pensamento, cheiro e atitudes de ovelha. Isso significa crentes que entendam que seu lugar é em meio ao rebanho, e que seu caminho é seguir o pastor. Crentes que percebam que a rebeldia e independência são pecados que levam ao isolamento, e a conseqüente morte espiritual. Pessoas que saibam que o pastor é gente como elas, mais ainda é o pastor. Que percebam que as ovelhas novas aumentam o rebanho e o fazem mais forte, por isso não precisam afastá-las, com ciúmes. Que percebam que o rebanho, sem pastor, deixa de ser rebanho, porque perece...

            No próximo domingo, à noite, falaremos um pouco mais sobre que tipo de ovelha temos sido, e que tipo de ovelha a Bíblia nos manda ser!

            Abraços de seu pastor,

            Rev. Marcelo Rodrigues