Porque buscar a Glória de Deus?

“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”

Romanos 3.23

            Doxa é a palavra grega traduzida como Glória de Deus, e significa, em seu uso geral, glória, honra, reputação. Mas a Bíblia apresenta essa palavra como uma qualidade que pertence somente a Deus, e é reconhecida pelo homem em resposta a ação do próprio Deus em sua vida.

            Começamos a entender melhor o termo quando descobrimos que os gregos tinham a fama e a glória como valores principais da vida. Os rabinos também tinham em alta estima a honra do homem. A Bíblia nos ensina a andar na contramão. Em I Ts 2.6 Paulo afirma: “Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros”. Em João 5.44 Jesus indaga: “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?”. A luta é para que suas ações produzam honra a Deus, e não a si mesmo(II Co 8.19).

            Esse passa a ser então um dos deveres mais sublimes entregues ao homem. Glorificar e louvar a Deus na adoração, mas também em suas palavras e atos. Mateus 5.16 diz: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

            Mas a glória de Deus também é expressa no Novo Testamento com um sentindo escatológico. Essa Glória é o poder de Deus agindo nos homens para salva-los. Por isso se manifesta de maneira plena em Jesus Cristo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” João 1.14.

 

            Assim somos salvos pela manifestação da glória de Deus em nossas vidas. E é essa mesma glória que nos transforma dia-a-dia. Em II Coríntios 3.18 Paulo nos ensina que essa Glória, faz-nos andar em direção a perfeição, ou ao que a Bíblia chama de santidade:“Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito” (NTLH).

            É assim que Romanos 8.17 diz que, no final dos tempos, seremos glorificados com Cristo. Ou seja, participaremos de maneira plena da glória de Deus: “Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória” (NTLH).

            Mas hoje é o pecado que nos separa de tudo isso. Em Romanos 1.23 o apóstolo Paulo nos mostra que o homem trocou a glória de Deus por uma glória corruptível, a semelhança do próprio homem. Assim é o homem imerso no pecado e entregue a este mundo mal. Tão completamente afastado de Deus que troca sua glória por “ouro de tolo”, a glória do próprio homem. Uma glória que se esvai sem que consigamos retê-la: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” Tiago 4.14.

            Por isso precisamos ser santificados. Romanos 3.23 vai dizer que é a presença do pecado em nossa vida que nos torna ainda mais necessitados da Glória de Deus “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. A Glória de Deus, presente em Cristo, é o que nos pode salvar e redimir. Precisamos dessa Glória mais do que podemos perceber!

            Cada vez que buscamos nossa própria glória nos afundamos em nossos pecados, e nos afastamos mais e mais de Deus. A busca pela Glória de Deus é a busca pelo caminho de volta para casa. Para onde você tem caminhado? Não perca seu rumo, nem o propósito de sua vida. Viva para a Glória de Deus e descubra a verdadeira vida.

 

Rev. Marcelo Rodrigues