Pensando sobre ser Cristão

 

Olá,

Estava pensando e achei que poderíamos tornar nossa meditação sobre o "ser cristão" um pouco mais estimulante.

Ao invés de pensarmos em alvos para nós, podemos criar um esboço de alvos para alguns níveis de maturidade, que nós também podemos estabelecer.

Para não começarmos do zero podemos pensar a partir de um modelo do Rick Warren, que já vimos no retiro 2010(segue boletim).

Abaixo os cinco níveis propostos por ele!

 

 

Os 5 círculos são um retrato da Igreja. E são formados por tipos de pessoas com níveis de compromisso diferente, que estão ligados a igreja de maneiras distintas. Não devemos pegar nenhum desses termos ou essa classificação como pejorativos, são apenas definições do nível de envolvimento de cada pessoa com o corpo de cristo.

         De fora para dentro o nível de compromisso vai crescendo, mas o de pessoas, diminuindo. Devemos lutar para que o núcleo da Igreja seja cada vez maior, assim o poder de alcance também aumenta, e cada vez mais pessoas poderão ser impactadas com a luz do evangelho. Nosso primeiro passo é fazer com que o Núcleo possa contar com nossas próprias vidas.

A COMUNIDADE é o nosso ponto de partida, e se define no grupo de pessoas que vivem no entorno da Igreja e não tem nenhum compromisso com Jesus e/ou com alguma outra Igreja (sem-igrejas). Podemos entender esse primeiro grupo como o campo missionário da Igreja, as pessoas que estão dentro da área de atuação dos ministérios. É o nosso alvo, quem desejamos alcançar com a mensagem do evangelho.

Em seguida temos a MULTIDÃO, são aqueles que freqüentam os cultos regularmente (ao menos 6 vezes ao ano). Aqui temos todos aqueles que já apareceram em programações da Igreja e que, vez ou outra, retornam, mas sem manter um vínculo mais forte. São apenas freqüentadores e nada mais que isso!

Damos mais um passo em direção ao envolvimento com a Igreja, e encontramos a CONGREGAÇÃO. Estes são aqueles comprometidos com a membresia, ou seja, possuem um vínculo mais forte com a Igreja, do tipo, nome no rol de membro, participação mais assídua às programações (especialmente os cultos). Mas aqui temos aquele tipo de pessoa que está na Igreja apenas para usufruir o que ela tem para dar. Ainda não estão dispostos a participar do processo de envolvimento que vai fazer com que seus dons sejam utilizados para a edificação e fortalecimento do Corpo de Cristo.

Seguimos mais um pouco e encontramos os COMPROMETIDOS, estes são aqueles que, além de se envolverem, assumindo algum tipo de compromisso com a Igreja, se dedicam a terem suas vidas transformadas, buscando manter hábitos espirituais e darem um bom testemunho. Buscam alcançar a maturidade espiritual e viver a Palavra de Deus em seu dia-a-dia. 

Por fim chagamos ao nível máximo de comprometimento esperado para aqueles que se achegam a Igreja, são o NÚCLEO. Estes costumam ser somente 10%, ou no máximo, 20% de toda a Igreja. São aqueles que são ativos no ministério e vivem para usar seus dons em prol do Reino. Dedicam-se a construir a comunidade e a fortalecer a Igreja através de suas vidas e dons.

 

Depois de entendermos que nem todos estão no mesmo nível de envolvimento fica mais fácil viver em comunidade. Tendo a paciência de aceitar o meu irmão e de ser um instrumento para que ele cresça em direção a vontade de Deus para sua Igreja. Esse é um processo contínuo que leva tempo!!! Também fica mias fácil para eu entender onde estou  e para onde devo ir. Você já pode dar os próximos passos rumo a um maior envolvimento. Não espera mais!!!

 

Acho que o primeiro passo é conseguir definir onde estamos.

O que somos? 

Comunidade (sem nenhum vínculo com a igreja),

Multidão (frequentadores de culto, nem que seja uma vez por mês),

Congregação (com algum compromisso com a igreja tipo "nome no rol de membros", mas ainda recebem muito mais do que dão, são mais usuários do que fornecedores),

Comprometidos (desenvolvem, algum trabalho na igreja, dedicam-se a terem suas vidas transformadas, e desenvolvem seriamente hábitos espirituais), e, por fim,

Núcleo (estes costuma ser apenas 10% a 20% da membresia, são peças chaves no funcionamento e desenvolvimento da igreja, dedicam suas vidas e talentos para o Reino).

 

 

Claro que essa definição acima passa muito mais pela visão de um pastor, que vive em uma sociedade extremamente capitalista (EUA) e preocupada ao extremo com os resultados. Mas não deixa de ser útil para a gente.

Entendo que uma pessoa que seja realmente crente e tenha um coração voltado para Deus, levando a sério a sua vida espiritual, irá se envolver cada vez mais com a igreja (pessoas e instituição), resultando invariavelmente em resultados.

Por isso Jesus diz que conhecemos uma árvore por seus frutos.

 

Rev. Marcelo Rodrigues