Páscoa

 

Meus amigos e irmãos em Cristo, estou muito feliz já que hoje quando acordei Deus tinha colocado um desejo muito grande em meu coração acerca deste momento da páscoa, este desejo era tão grande que eu precisava escrever e quis dividir com todos vocês. Ainda que as vezes seja chato ler um email tão grande, dê uma oportunidade a estas palavras, foram digitadas com todo o carinho e fevor na palavra que possuo.

 Bom, estamos na época na páscoa, isso é difícil de não perceber já que desde muito antes da data jé vimos muitos comerciais sobre chocolate, lojas cheias, crianças com seus rostos pintados de coelinhos, sim, tudo isso já nos é habitual já que nossa sociedade se aproveita de quase tudo pra transformar em fonte de lucro. Mas vamos esquecer um pouco toda esssa banalização que o mundo faz da páscoa, vamos no concentrar um pouco sobre o sentido real.

 Há muito tempo atrás, o povo hebreu vivia oprimido no Egito, eram escravos do faraó, já que este temia que o povo por ser muito numeroso, pudesse aliar-se aos inimigos, então criou uma estratégia para mantê-los controlados, transformou-os em escravos. Esse temor era tamanho que chegou ao absurdo de ser ordenado às parteiras que em caso do nascimento de um menino, este deveria ser assassinado. Mas então, Deus fez nascer Moisés, aquele que seria um grande líder do povo, mostrando sua fidelidade para com Deus, sobretudo porque este, apesar de ter nascido hebreu, foi adotado pela esposa do faraó e mesmo tendo uma posição privilegiada, deixa-a de lado para cumprir o intuito de Deus: libertar seu povo.

Moisés tenta convencer o faraó para que este libertasse seu povo, mas essa liberdade não é concedida ao povo e então é descrito um festival de sinais que mostravam o poder do Deus dos hebreus, mas mesmo depois de 9 pragas a obstinação contida no coração do faraó, não permitiu a libertação do povo de Deus, chegando então à última e mais terrível praga: a morte de todos os primogênitos egípcios, sendo inclusive descrito que não houve e jamais houverá tamanho pranto como naquele momento. Com o anúncio desta praga, o povo já sabia que culminaria na fuga do Egito, então prepararam-se conforme Deus tinha ordenado: aquele momento seria um novo início, o primeiro mês do ano para o povo hebreu, que deveria separar um cordeiro ou carneiro e assá-lo no fogo para ceiá-lo, e deveriam fazer isto rápido, já que logo depois deveriam estar preparados para a fuga. Só fazendo um parênteses sobre isso: ainda hoje comemora-se a páscoa como na antiguidade e forma de cear é em pé, comendo com as mãos, uma alusão ao que aconteceu antes, já que estavam todos passando por um momento de tensão.

 Mas voltando ao que escrevi, então finalmente houve a morte dos primogênitos e isto fez com que o próprio faraó quisesse que os hebreus saissem, no entanto ele acabou mudando de idéia, decidindo perseguir aqueles que tinha, momentos antes, libertado. E então ocorre a perseguição do faraó aos israelitas, acontecendo, inclusive a famosa passagem que descreve a abertura do mar vermelho para que o povo passasse e que termina no afogamento daqueles que perseguiam o povo de Deus.

 Então é este o significado da páscoa da antiguidade: a libertação de um povo.

Como disse antes, a páscoa dos israelitas é a celebração da libertação, mas vamos andar um pouco mais à frente desta época, em torno de uns 1400 e poucos anos, pra tentar ser mais exato. É nessa época que Cristo caminhou entre os homens, e mesmo sendo inocente, morreu em uma cruz, fim este, que era destinado a cada um de nós, no entanto, o amor de Deus é tão grande que Ele quis nos salvar dos nossos pecados, deu seu filho que apesar de inocente tomou para si a culpa de cada um, o sofrimento que nos era merecido foi vivido por aquele único que não merecia. Pra mim isso tem o mesmo significado de antes: LIBERTAÇÃO, Jesus nos libertou da morte.

Bom, então convido a cada um de vocês a lembrar do maior presente que vocês poderiam receber, a vida eterna recebida ao se aceitar pecador e enxergar a necessidade de aceitar Jesus como Senhor de nossa vida. Vamos reafirmar para nós mesmos que somos seguidores de Cristo, colocá-lo no centro de nossa vida e nos conpromissar em viver uma vida baseada nos planos de Deus.

Bom meus queridos, ainda que estas palavras tenham sido muitas, meu intuito foi singelo:  transmitir a alegria de ser cristão e lembrar o significado real da páscoa, que hoje em dia tem-se deixado tanto de lado.

Tenham uma boa páscoa e apesar de eu achar esse negócio de troca de chocolate uma bobagem, comam chocolate, não faz mal a ninguém, mas a palavra de Deus seja doce assim como é um chocolate.


Com Fé,

Vinicyus Fortes.