Não posso nem dizer Adeus?

 

No livro de Lucas do capítulo 9.57 até o 10.3 nós vemos Jesus falando com seus seguidores, porém mais especificamente com seus seguidores mais íntimos, os apóstolos e discipulos. Alguns vem até ele querendo o seguir, outros é Ele mesmo quem chama, se você não lembra dessa passagem, está aqui em baixo. São palavras bem rígidas:

 

E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.

E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

 

Você deve lembrar também que quando Jesus se refere as pessoas como um todo ele diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Porém todos os que recebem a Cristo recebem juntamente um poder, que está no seu Espírito Santo. Esse é o nosso talento da Parábola dos Talentos, e dentre esses em quem ele confiou, ele busca aqueles que vão se comprometer de coração e ser entregues totalmente para confiarem no poder do Espírito em tudo que fizerem.

 

Como não foi o caso do primeiro discípulo do texto que disse: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas ao ouvir a resposta de Jesus, que ele não teria onde repousar, que ele teria de confiar plenamente e largar tudo, abrir mão da sua segurança, da segurança da sua casa, ou qualquer bem material ou conforto, então, segundo o texto sugere, ele se desanima.

 

O segundo discipulo é Jesus quem chama! E qual é a resposta? Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. A imagem que vem a minha mente é a do funeral, o pai ali morto, a mãe agora viúva chorando... Como ela vai cavar sozinha a cova para o marido?! Porque Jesus não pode esperar um pouquinho só?

 

Mas não é bem isso que acontecia. Segundo os costumes da época no povo judeu, essa expressão “enterrar o pai” não queria dizer que o pai dele já estava morto! Significava esperar até ser independente do pai, até ele morrer e dar a herança e ter liberdade para fazer o que quiser da vida como homem. Ele queria na verdade dizer: Eu ainda tenho muito o que aproveitar da guarda do meu pai, espere até que eu seja independente, receba o que é meu, e aí então eu vou investir a minha vida naquilo que for melhor. Eu prefiro deixar as coisas seguirem como estão e seguir a tradição, que é mais seguro... E a resposta de Jesus vem curta e objetiva, “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.”

 

O terceiro diz: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E novamente construimos uma imagem: Ora, eu vou te seguir sim! A minha casa é ali na esquina, eu vou ali dar tchau pro meu pai, dois beijinhos na minha mãe, volto e vou te seguir! Será que eu não posso nem dizer um adeus antes, Jesus?

 

Não era bem assim... Esses a quem Jesus cobrava uma posição não eram pessoas quaisquer, eles já estavam com Jesus há algum tempo, já tinham recebido dele e andavam com ele pelas aldeias, procurando ouvir seus sermões e ver seus milagres. Muito provavelmente a casa dele não era ali perto, e o que ele queria na verdade dizer era: Espera aí Jesus, eu te sigo, mas tem algumas coisas que são mais importantes, eu quero voltar para casa ainda, tenho que terminar meus afazeres, alcançar meus objetivos, e depois disso eu me despeço da minha família e volto para te seguir.

 

Vemos então que ele não queria largar seus próprios interesses, ele não entendia que tudo aquilo que ele possuia vinha do próprio Deus. A minha casa não é minha, a comida que eu como não é minha, essa roupa que estou vestinhdo agora não é minha! Foram dadas a mim por Deus, de graça juntamente com a salvação e a minha vida e o ar que eu respiro e tudo o mais! Porque sem ele eu não vivo e não posso fazer nada.

 

Quando Jesus te chamar, se lembre disso. Não esqueça também do capítulo seguinte, que dá sequência a história do capítulo 9. Os trabalhadores são poucos, a seara é grande, e vocês serão enviados como cordeiros para o meio de lobos. Não vai ser fácil mas Deus não vai deixar faltar um fio de cabelo da sua cabeça sem que Ele permita. Nada escapa da visão de Deus, por isso, vamos lá! Vamos representar Jesus neste mundo, vamos ser como Ele foi.

 

Leia também: Mt 6.31-34 e At 5.29