O que existe de diferente no domingo?

 

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” Hebreus 10.25,33

 

       A Igreja é importante para você? Para te ajudar a responder corretamente essa pergunta você precisa, antes, responder a uma outra: O que o domingo representa para você?

      Parece que, para responder a essas perguntas, o último lugar que pensamos em examinar são as Escrituras. Mas são elas que vão nos orientar a respeito desse assunto de maneira segura.

      Para começar a palavra hebraica traduzida como Sábado significa “Descanso”. E este é o princípio importante, não o dia da semana. A Igreja Primitiva guardou o Domingo. Em I Co 16.2Paul expected them to meet 'on the first day of every week', and from Acts 20:7 Paulo orienta a igreja a se reunir no 1º dia da semana. E At 20.7 Lucas relata que se reuniram para partir o pão no 1º dia da semana. E João, em Apocalipse, vai se referir a este dia como sendo o Dia do Senhor. Assim seguimos a Bíblia e os primeiros cristãos nessa prática!

       Prosseguindo, temos, com base no que Deus diz a respeito do dia do Senhor, quatro razões básicas para não deixar de observa-lo. Primeiro, em Gn 2.2,3 vemos que Deus propõe um dia de descanso para todos os homens. Ensinando que é necessário parar. Segundo, este é um dia para meditar a respeito de Deus (Dt 5.12-15). Um dia para meditar na graça e misericórdia de Deus. Em terceiro, esse é um dia dedicado a adoração (Nm 28.9,10 – o sacrifício de adoração deveria ser maior do que nos outros dias; Is 58.13,14). Devemos reservar este dia para adorar ao Deus de nossas vidas. Se os outros dias são tão corridos, esse deve ser o nosso tempo especial para nos dedicarmos ao Senhor. E, por fim, em Hebreus 4, somos lembrados que este é um dia para manter viva nossa esperança a respeito de nossos descanso eterno, o céu.

      Quantas razões legais para separar esse dia para Deus, ao invés de torna-lo um dia comum e cansativo. Então? A melhor maneira de fazer essas coisas e estar com seus irmãos que acreditam e vivem da mesma maneira. Vamos assumir esse compromisso?

 

Rev. Marcelo Rodrigues