O Pecado

 

 

 

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

João 8.31-36

 

Pecado não é algo bom que é proibido: ele mata, escraviza e nos separa do Senhor. Jesus é muito claro ao falar com seus novos discípulos, recém-convertidos, em João 8.31-36 e eles concordam com tudo, mas até certo ponto. Eles só não concordam que sejam escravos, já que são filhos de Abraão...

A grande questão é que quando nascemos escravos não percebemos que somos. E então ao sermos trazidos para uma vida nova é muito difícil largarmos a nossa mentalidade de nascimento, como por exemplo, quando pobres se tornam ricos mas guardam a mentalidade de pobres, ou pessoas obesas que emagrecem mas demoram para se sentir realmente magras.

Que vamos fazer com a nossa liberdade? Voltar para a escravidão por preguiça de pensar e trabalhar ou por qualquer outro motivo? Como os israelitas que preferiam os poucos prazeres, mais a escravidão e a morte do que o caminho que os levava para a sua terra própria. Caminho que apesar de ser deserto exibia uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite para os guiar, tinha o maná todo manhã, carne a tarde e água da rocha!!! Vide Êxodo 16, Números 11 e Números 20.11.

Nós maximizamos demais os prazeres do pecado da vida antiga e minimizamos os bens do Senhor. Isto é por estarmos cegos e presos aos pecados, a ponto de reclamar até do maná dos céus que caia sem trabalho! E preferiam os trabalhos escravos e pesados por causa de cebolas e pepinos!

Podemos viver livre e estar feliz por não depender de nada, nem cebolas, nem pepinos, e só depender de Deus, renovar a nossa mente cada dia e andar como filhos de Deus. Mas nós somos como elefantes de circo:

Sabem como se treina um elefante de circo? É incrível como os domadores conseguem convencer um animal daquele tamanho, pesando toneladas, com uma força bruta enorme e segundo os cientistas um dos animais mais inteligentes a fazer aqueles números circenses, mas não é muito difícil de explicar, quando o animal ainda é muito novo eles o pegam e o prendem a uma grande e forte corrente em um local sólido, o animalzinho vai tentar por várias vezes se livrar da corrente e escapar, mas após tantas tentativas frustradas ele simplesmente se convence de que é impossível, está preso ali pra sempre, então os tratadores o prendem com uma corda e conforme o tempo passa podem até mesmo deixá-lo solto que ele não vai fugir ! Porquê? Porque ele ‘sabe’ que não pode, que não consegue, apesar de já ser jovem ou adulto e poder destruir o circo se quiser, ele acredita que não tem esse poder porque foi condicionado a pensar assim e assim viverá para sempre como um elefante de circo.” [Fonte]

O desafio é perceber que também somos escravos hoje, que o pecado te prende, é impossível cometer um pecadinho só, logo depois ele volta e comete mais outro e outro... E não dizer: “Esse povo no deserto foi horrível e pecador demais, eu nunca faria isso!” Porque na verdade nós fazemos, a toda hora! Toda vez que escolhemos dar uma escapadinha para a preguiça, quando colamos do outro numa prova, se inventamos uma história para o nosso chefe, sempre que fazemos algo que é sabidamente errado, porém mesmo assim preferimos o caminho fácil mesmo tendo que pagar um preço alto. Fazemos exatamente igual ao povo no deserto.

Mas com Jesus temos a chance de viver como alguém livre. Ser verdadeiramente livre de entendimento, para vermos isso, que somos escravos. E então podermos mudar e aceitar com paixão a vida que o Senhor nos oferece, e a força para dizer não ao pecado e ao diabo, o poder para não ser guiado pelos desejos da carne e prazeres do mundo, e o conhecimento de que o Senhor nos ama e cuida de nós, de cada fio de cabelo nosso e saber que Ele vê cada dificuldade que passamos e nos ajuda e liberta.

Tente de novo, confie na nova força e na nova vida que Deus te deu. Ame essa mensagem, permaneça nessa palavra, ande com Cristo, confie Nele, deixa essa mensagem de vida inflamar seu coração, não passe um dia sequer sem lembrar das palavras de Cristo, de tudo que ele já fez na sua vida, deixe isto penetrar seu coração a cada dia, todo dia. E essa verdade, permanecendo nela, te libertará.