O que significa a Ceia para você?

 

“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”. Lucas 22.19,20

 

            Devemos observar muito bem a expressão “em  memória de mim”. Com ela Cristo incentiva e atrai você para que, por amor e gratidão a ele e em louvor e honra a seu sofrimento, vá de boa vontade ao sacramento e esteja bem disposto a se fazer presente nele. (...) Com as palavras “de mim” Jesus não deseja nada mais do que isto: Que você reconheça e acredite nisso, que o aceite e o agradeça por ter passado por uma amargura tão profunda; que não o despreze tão desonrosamente e não julgue seu sacramento tão insignificante; que o procure, já que não lhe custa nada nem requer qualquer gasto.

                Quando Cristo diz “por vós”, somos você e eu, juntamente com todas as pessoas por quem morreu. Mas se somos aqueles por quem ele morreu, conclui-se que estivemos em pecado, morte, inferno e abaixo do diabo. Assim também o expressam claramente as palavras “derramado por vós para o perdão dos pecados”. (...) Dessa maneira essa reflexão ajuda você a agradecer com maior empenho e a gostar de ir ao sacramento em honra a Seu sofrimento. Qual é o coração que nunca poderá entender devidamente o benefício e a graça que representa o fato de ser libertado da morte e do diabo, de pecados e de todos os males, de se tornar justo, vivo e bem aventurado, sem merecimento e colaboração, somente pelo sangue pela morte do Filho de Deus? Este nada quer em troca senão louvor e agradecimento, que se o reconheça e creia nele e não se despreze tão vergonhosamente ou fique adiando isso.

                Este é um dos frutos e benefícios que resultam do uso do sacramento: Que você seja lembrado desse benefício e graça e que sua fé e seu amor sejam estimulados, renovados e fortalecidos. Assim você não esquecerá ou desprezará seu querido Salvador e seu amargo sofrimento, bem como a grande, múltipla, eterna aflição e morte, de onde ele o ajudou a sair. Meu caro, não desrespeite esse benefício. (...) Já custa esforço e trabalho alimentar, estimular e praticar a fé diariamente. O que acontecerá se nos privarmos dos benefícios do sacramento???

 

Martim Lutero, sobre a Ceia do Senhor