Dia das Crianças 2010!
No domingo passado (10/10) tivemos a comemoração do dia das crianças na nossa igreja e fizemos uma grande “palhaçada”. Tivemos teatro de fantoches, brincadeiras, distribuição de brindes e claro não poderia faltar à participação de três convidados muito especiais, os palhaços Tico, Teco e Repeleco.
Conhecemos a história do palhaço Repeleco também chamado de “fedorento” pelo fato de exalar um forte odor (não muito agradável!). Depois de muita busca os seus amigos Tico e Teco descobriram a origem do desagradável odor que exalava de Repeleco, e compartilharam com ele as suas histórias pessoais.
Tico e Teco falaram da importância de observar como anda o nosso coração, além disso, compartilharam com seu amigo Repeleco os seus testemunhos onde eles diziam que também já tiveram um coração “sujo” e cheio de pecados, porém, depois de se arrependerem e pedir perdão pelos seus pecados tiveram seus corações transformados pelo Senhor Jesus! Eles mostraram ao Repeleco e a todas as crianças presentes como era possível fazer isso e ajudaram a seu amigo a ter um novo coração.
Nossa intenção era que, através do teatrinho com os palhaços a mensagem da importância do nosso coração para Deus fosse simplificada em uma linguagem que as crianças pudessem compreender perfeitamente. Outra preocupação nossa era de proporcionar uma manhã com brincadeiras e atividades lúdicas, do quais essas atividades fossem um veículo, utilizado de maneira que elas recebessem uma mensagem educativa e edificante.
Em certa ocasião, Jesus ao responder uma pergunta de seus discípulos, chama uma criança e diz: “... em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Jesus fez uma analogia de como devem ser aqueles que desejam entrar no seu reino, e a criança é a figura escolhida por ele que melhor representa aquele que o pai procura e escolhe. Cremos que a semelhança da criança que Deus procura em nós, é seu o coração (e não a sua meninice ou imaturidade), pois a criança possui um coração extremamente dependendo dos seus pais (ou seus responsáveis).
Sabemos que o que um pai diz ao seu filho pode ficar marcado no seu coração por toda a sua vida, como por exemplo, os valores transmitidos, bem como as palavras proferidas sobre ele (sejam de amor ou não), pois uma criança acredita, sem questionar, em tudo aquilo que seus pais dizem ao seu respeito. Por esse motivo cremos que a infância é um período importantíssimo e por isso também cremos que devemos nos comprometer em proferir sobre a vida desses pequeninos verdades eternas e que poderão dar furtos em qualquer época de suas vidas, inclusive na infância! E cremos que nesse domingo fizemos isso!
Marília Assis