Descompromisso

 

 

            Nos dias de hoje temos visto casamentos e divórcios relâmpago, liberalismo total, independência é a palavra-chave, tudo é fácil. E ao que parece isso também chegou à igreja, quando vemos “cristãos” que não precisam mais “ir aos cultos para adorar”, não precisam da igreja, nem de bíblia, nem de seguir mandamentos – aqueles “faça ou não faça”, nem de se sacrificar fazendo votos – o que seria barganhar com Deus, como dizem... E nem precisam de nada além de si próprios, mas principalmente não de igrejas! Aquelas quatro paredes, templo feito por mãos humanas, instituição de homens imperfeitos, e muitos outros nomes que logo se lembram sobre o assunto, mas esquecem do mais importante: Igreja, a noiva de Cristo.

 

Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;

Apocalipse 21.9

 

Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

Apocalipse 21.2

 

Será mesmo que Deus não quer o compromisso da sua Igreja? Ele deseja arrebatar cristãos isolados simplesmente? Não. Ele vai, sim, arrebatar a sua noiva, e anseia que ela esteja preparada, purificada e santa. Então será que acreditar somente e viver “seu prórpio modo de cristianismo”, sem ser parte da igreja é a vontade de Deus? Bom, claramente vemos que não é essa a vontade de Deus, que é antes o oposto! Como vemos em Efésios:

 

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Efésios 4.15-16

 

            Mas então todos que vão à igrejas são santos ou mesmo sequer cristãos verdadeiros? Infelizmente não, pois, como podemos ver em Mateus 7 de 13 a 23, “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. E é por isso que a igreja não faz toda a diferença que deveria fazer em meio a sociedade e no mundo atual. Mas então o que vamos fazer para gerar bons frutos? Sair da igreja? Produzir frutos fora da igreja? Largar de mão? Buscar a Deus sem igreja é a solução? Mas como pode o ramo produzir fruto estando fora da videira?

 

Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

João 15.4b

 

Mesmo no caso de ser possível viver a vida cristã sem uma igreja local, terrena, não deveria então ser a sua vida por completo dedicada a mudar a situação da Igreja de Cristo neste mundo? O quanto se tem feito ou sofrido para que a Glória de Deus em você anime seus irmãos, antes de desistir deles? Ou você acha que Deus é um bonachão? Deus é amor, é o que se diz... mas eu amo a minha liberdade, não quero me prender a uma igreja, ou seja, realmente coloco em mais importância a minha vontade do que a palavra do Senhor, que diz:

 

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?

1João 3.16-17

 

A igreja está sofrendo de sérias doenças. E se não praticarmos isso, então na verdade amamos a nós mesmos, amamos o prazer que as pessoas, o mundo e até o cristianismo podem trazer. E a mensagem da Palavra de Deus passa a ser somente uma bela filosofia feita só para deixar a vida mais confortável. Se fazemos assim, então precisamos pedir a Deus que transforme os nossos corações, traga arrependimento e mudança, para que deixemos de amar mais o conforto do que a verdade.

           

Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz;

João 3.18-19