300 de Esparta ou Filhos de Deus?

 

“Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte.”

Isaías 41.6

 

Você já ouviu alguém recitar esse versículo como um encorajamento? E aquele filme “300”, sobre os 300 de Esparta, já assistiu? Não entendeu a ligação? Eu explico! Olhando assim é um versículo bem bonito mesmo, e animador, mas, se você tem um pouco de curiosidade, deixa eu te mostrar a situação em que ele foi escrito, em Isaías 41.1-7:

 

Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as suas forças; cheguem-se e, então, falem; cheguemo-nos e pleiteemos juntos.

 

Quem suscitou do Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem faz que as nações se lhe submetam, e que ele calque aos pés os reis, e com a sua espada os transforme em pó, e com o seu arco, em palha que o vento arrebata?

 

Persegue-os e passa adiante em segurança, por uma vereda que seus pés jamais trilharam.

 

Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.

 

Os países do mar viram isto e temeram, os fins da terra tremeram, aproximaram-se e vieram.

 

Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte.

 

Assim, o artífice anima ao ourives, e o que alisa com o martelo, ao que bate na bigorna, dizendo da soldadura: Está bem feita. Então, com pregos fixa o ídolo para que não oscile.

 

Se você já viu o filme 300, deve estar começando a entender a idéia... Quem eram os inimigos de Esparta, e porque eram tão temidos? O filme bem explica: eram os Persas, que vinham vencendo imbatíveis e dominando todas as nações pelo caminho! E é desses mesmos Persas de quem se diz no versículo 2, “Quem suscitou do Oriente aquele a cujos passos segue a vitória?”

 

“Quem fez e executou tudo isso?”, pergunta Deus no verso 4. E a resposta vem em seguida, nós lemos que foi o Senhor mesmo quem levantou os Persas e permitiu que eles vencessem e se tornassem tão grandes e poderosos diante dos povos. Estava tudo debaixo do seu controle.

 

E então chegamos ao ponto. É engraçado, mas foram os países do mar e não o povo de Deus que disse o tão famoso versículo! Estrangeiros, é a eles que se refere o texto, eles viram isso, temeram e assim buscavam se animar uns aos outros dizendo: Sê forte amigo, ânimo! Parabéns escultor, esta estátua está muito bem feita, nossos ídolos vão nos proteger! (vide verso 7)

 

Ah, achei muito legal esse versículo na Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH). Ficou assim: Os que fazem imagens se ajudam uns aos outros, cada um procura animar o seu companheiro. Ajuda muito a esclarecer o texto... Então, da próxima vez você já sabe, olhe bem o contexto e quando for animar seu irmão mostre a passagem que vem logo em sequência nos versículos 8 a 13 de Isaías 41:

 

Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo,

 

tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei,

 

não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

 

Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.

 

Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti.

 

Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

 

Fiquem com Deus!