A esquecida arte do Compromisso!

 

 

“Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” Mateus 10.39

A cada dia tenho notado quanto é crescente o descompromisso no mundo que vivemos. Esta característica tão necessária ao cristianismo tem desaparecido de nossas vidas.

Em meio a promessas de curas e prosperidade perdemos o principal sentido da fé em Cristo. Abrir mão de sua própria vida para viver a nova vida em Jesus. Teimamos em moldar a nossa crença a partir de nossas necessidades e desejos. E para isso damos ouvido aos inúmeros charlatões televisivos da fé, que insistem em brincar com Deus, vendendo bênçãos e felicidade. A religião virou uma lista de interesses pessoais, trabalhada e moldada para me satisfazer.

Mas esse é um drama que não é exclusividade da igreja. Hoje vivemos a geração do descompromisso! Entre os jovens adultos, a falta de vontade de se comprometer é alarmante e vista em áreas como o casamento, emprego, relacionamentos, política, etc. A sociedade se corrompe cada vez mais pelo descompromisso dos que a compõe. Nossa propaganda política, com “palhaços” e “mulheres frutas” é uma prova disso. Nosso voto tem sido dado a qualquer um!

Mas no que se refere a Igreja precisamos agir e mudar nossa atitude. É impossível pensar em cristianismo sem o compromisso voluntário e total com Jesus e com a Igreja. Mas hoje multiplicam-se as igrejas que vendem o “show da fé”, o culto virou um evento de entretenimento, e os crentes “sem igreja”, exércitos de um homem só fadados a perder suas
batalhas e nunca saber o “porque?”. Quando focamos a vida em nós, perdemos o grande sentido da existência, que é amar e servir a Deus e ao nosso próximo.

E continuamos correndo atrás de vento, buscando uma felicidade que só é encontrada em Deus. Só seremos plenamente felizes quando voltarmos nosso olhar para aquele que nos oferece para vir após Ele, tomar sua cruz, e morrer, a fim de que possamos verdadeiramente viver. Que Deus desperte a Igreja a partir de nós!

 

Rev. Marcelo Rodrigues