A importância de estar junto como Igreja!

 

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” Hebreus 10.25

 

O quanto é difícil construir uma comunidade em nossos dias! É muito mais fácil estabelecer um lugar para reuniões esporádicas e encontros rápidos e descompromissados. Esse é um dos motivos pelo qual a IGREJA esta deixando de ser comunidade e se transformando em um evento dominical.

O texto de hebreus nos lembra que essa não é uma tentação nova. Já naquele tempo existiam pessoas que tinham o costume de não viver a igreja. Preferindo o isolamento de uma fé egoísta que busca apenas a auto-satisfação. Mas não temos autorização para mudar o projeto divino por conta de nossas comodidades e preferências. E sempre que tentamos fazer isso, achando que encontramos um “caminho mais fácil”, percebemos o quanto perdemos tempo andando para longe de Deus.

O chamado cristão é para viver a comunidade, onde crescemos, amadurecemos, adoramos e servimos a Deus. O livro de Atos nos mostra como os discípulos de Jesus passam a se reunir em grupos, que passam a ser chamados de igreja e são conduzidos pelo Espírito Santo. E é, por exemplo, na vida comunitária (e não no isolamento individualista) que vai se evidenciar a ação do Espírito. 

Tudo isso nos ajuda a refletir sobre a importância da igreja. O Espírito é sentido e vivido de maneira profunda na reunião do povo de Deus. E sua presença é o que torna possível a comunhão, a adoração e o serviço de pessoas pecadoras. Sem ele, essa vida se torna impossível, mas com Ele a confusão vira comunhão!

Ouçamos a admoestação do autor da carta aos hebreus e não deixemos de nos congregar pois o Dia se aproxima! 

 

Rev. Marcelo Rodrigues