Um chamado triplo de Deus!

 

 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo (Cultura) e pregai o evangelho (Evangelho) a toda criatura. Quem crer e for batizado (Igreja) será salvo; quem, porém, não crer será condenado”. Mateus 16.15,16

 

Ser igreja viva e reformada é voltar sempre a Jesus, aquele que nos salva e nos envia em missão ao mundo. Ele nos convoca a viver um chamado triplo: O Evangelho(amar a Deus), a cultura(amar nossos vizinhos) e a igreja (amar nossos irmãos). A falha em ser igreja acontece quando somos fiéis a apenas um ou dois desses chamados. Assim nos tornamos pára-eclesiásticos, liberais ou fundamentalistas.

Evangelho + Cultura – Igreja = Movimento Para-eclesiástico - Muitos cristãos ficam tão frustrados, que tentam levar o Evangelho para a cultura sem levar a igreja. Têm sucesso pelo envolvimento com a cultura e amor pelas pessoas onde, frequentemente, a igreja é irrelevante. Mas  falham por se separar, conectando as pessoas com Jesus, mas não com a Igreja. O resultado disso pode ser a imaturidade teológica. Eles tendem a amar ao Senhor e amar os vizinhos sem amar os irmãos em Cristo.

Cultura + Igreja – Evangelho = Liberalismo - Algumas igrejas estão tão preocupadas em ser relevantes, que, embora envolvidas na cultura, negligenciam o Evangelho. Convertem as pessoas à igreja e às boas obras, mas não a Jesus. Têm sucesso por estarem envolvidos no tecido sócio-político, amando as pessoas e realizando boas obras. Mas falham ao trazer para a cultura o falso Evangelho da acomodação. Eles amam seus vizinhos e seus irmãos em Cristo à custa do amor ao Senhor.

Igreja + Evangelho – Cultura = Fundamentalismo - Outras igrejas estão mais voltadas para sua denominação e tradição do que para o Evangelho.  Embora o conheçam, raramente o levam para fora. Amam a igreja e seus membros, mas falham no aspecto questionável do seu amor por Jesus e pelas pessoas perdidas. Essas igrejas existem mais para trazer outros cristãos para o seu meio, do que para mandá-los para fora, e influenciar a cultura com o Evangelho. É comum amarem seu Senhor e seus irmãos em Cristo, mas não os seus vizinhos.

Igreja + Evangelho + Cultura = Reino - Devemos entender a interação entre a Igreja, o Evangelho e a cultura. Assim viveremos de maneira correta e para o Reino de Deus!