Eleições 2010 - Seus problemas acabaram

 

 

            Hoje é dia 29 de setembro e as eleições são dia 3 de outubro, só faltam 4 dias, e você AINDA NÃO SABE EM QUEM VAI VOTAR??? Calma, os seus problemas acabaram! Ou não...

            Essa é uma postagem urgente para as eleições 2010, por um Brasil mais consciente do seu voto. Eu tenho muita esperança que com a internet nos auxiliando podemos formar uma rede de investigação séria e profunda sobre a cidadania no Brasil, movimento este que já está em ação com a nova onda da WebCidadania (WebCitizen). Nunca ouviu falar?

            Nesse novo contexto, um eleitor não precisa mais votar em quem não conhece de verdade, tanto os canditados podem se promover, como os cidadãos podem conferir planos e promessas, e no durante o mandato ver se foram cumpridas! Mas como faz?

            Aqui vai uma lista de site no melhor estilo WebCitizen, para você ficar por dentro dessa da mais nova modalidade de cidadão. Neles você pode desde conferir projetos de lei até calcular sua empatia com as idéias de cada político, passando por fichas criminais e muito mais!

 

 

            VOTENAWEB – Site da empresa WebCitizen, que possuiu diversos projetos buscando aproximar o cidadão de seus governantes, o Vote na Web serve para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que mais afetam sua vida. Saiba de todos os projetos que tramitam no congresso, vote, comente e acompanhe os resultados! Saiba que tipo de projetos nossos políticos estão enviando, e se eles votaram a favor ou contra os projetos de lei que você mais se preocupa. Depois de votar bastante, o site ainda calcula a sua afinidade com partidos e políticos, de acordo com os seus votos a favor ou contra! Dê uma olhada nesse artigo para entender melhor.

 

 

            EU LEMBRO – Também da WebCitizen temos o Eu Lembro: seja um eleitor com memória de elefante. Vote e lembre de tudo o que acontece com os políticos. Logo de cara você pode ver as estátisticas da intenções de voto, como uma forma de pesquisa paralela pela web. Marque seus votos para não esquecer mais, e com o passar dos anos, você pode se lembrar dos candidatos em quem você votou e pesquisar se estão cumprindo suas promessas! Cada canditdato tem sua página de Novidades com recortes das principais notícias sobre ele na web!

 

 

            EXCELÊNCIAS – O Transparência Brasil é um projeto que vários sites especializados em diversos assuntos sobre a política no Brasil. No Excelências, cada político que responde a algum processo criminal tem sua própria “ficha suja” no site. Na descrição própria consta: O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o Às Claras (financiamento eleitoral) e o Deu No Jornal (noticiário sobre corrupção).

 

 

            TVOTO – Um sistema de pesquisa de intenção de votos baseado no Twitter, é diferente e muito útil, porque permite que se verifique como andam as intenções de voto em 3 categorias: 1) geral, 2) mais votados entre os seus seguidores e 3) mais votados entre quem você segue! No momento as funções 2 e 3 parecem não estar funcionando muito bem... mas, com mais de 45.000 votos expressos só para presidente, é uma ótima ferramenta se você quer ouvir uma outra opinião além das pesquisas divulgadas pela mídia tradicional!

 

 

            REPOLÍTICA – Um tanto quanto estranho a primeira vista, ele define o candidato que mais aproxima das suas idéias com 8 perguntas! Todas as informações do site vem da opinão dos usuários, e baseado nisso ele calcula sua afinidade com os candidatos de todos os cargos, através dessas oito perguntas. (É bom pra quem não faz idéia MESMO de quem escolher... rs)

 

 

            EXTRATO PARLAMENTAR – Mantendo a mesma linha de pesquisa por afinidade, este site permite consultar qual o seu melhor canditado para presidência, também baseado em uma série de perguntas. A descrição do próprio site é assim: Este sistema tem por objetivo calcular a afinidade política de suas ideias com os deputados do Congresso Nacional. O cálculo de afinidade é baseado em modelos matemáticos, sendo isento de qualquer vínculo político ou partidário. Utilize estas informações como um recurso adicional na escolha dos seus candidatos nas próximas eleições.

 

 (escolha um Estado para sair da mensagem de erro)

 

            TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL – DIVULGAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURAS – Como o nome já diz, esta é a página oficial do TSE para divulgação dos canditados às eleições de 2010. Nela você pode conferir as listgens completas e mais todos os registros de todos os canditados dessa eleição. Informações como Grau de Instrução (muitos só possuem Ensino Médio...), Limite de gastos da campanha, Declaração de bens, Certidões Criminais... Enfim, é essencial conferir a ficha oficial do seu candidato no TSE antes de votar!

            São muitos, mas estes acima são os mais eficientes na minha opinião. Se você quiser mais, ainda existem sites como o Ficha Limpa, AMB – Eleições Limpas, Guia do Eleitor, Mapa da Mina, Monitor de Escândalos, Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Observatório das Eleições, Políticos, Políticos do Brasil, Voto Consciente, e muitos outros!!! Coloque todos nos seus favoritos, ainda dá tempo de fazer uma boa pesquisa nesses sites antes de votar.

            [ATUALIZAÇÃO]

            Vejam aqui a lista de candidatos a cargos nessas eleições que são presbiterianos! Lista oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil:

            https://www.ipb.org.br/portal/noticias/316-em-tempo-de-eleicoes-gerais