Dia da Bílbia

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”

Salmos 119.105

 

          O que a Bíblia significa para você? Você já a leu toda alguma vez? Você a lê com que frequência?!

          No segundo domingo de dezembro celebramos o dia da Bíblia. Mas você conhece a Bíblia? A palavra Bíblia significa biblioteca, ou livros. Ela tem esse nome porque é composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento.

          E o dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. Foi escolhido o 2º domingo do Advento - os quatro domingos que antecedem o Natal. Como esse é um dia móvel, estabeleceu-se que o segundo domingo de dezembro seria o Dia da Bíblia. No Brasil, este dia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada dos primeiros missionários evangélicos.

         Hoje, o dia dedicado às Escrituras é comemorado em cerca de 60 países, (em alguns se celebra no segundo domingo de setembro, referência ao tradutor Jerônimo, da Vulgata, tradução da Bíblia para o latim). As comemorações do 2º domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.

          No Brasil a primeira manifestação pública comemorando este dia aconteceu na fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. E desde dezembro de 2001, essa comemoração passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

        A melhor maneira de comemorarmos o Dia da Bíblia é lendo estas que são para nós Palavras de vida. Uma ótima sugestão é começar pelo evangelho de  Lucas. Vamos ler juntos?!

 

Rev. Marcelo Rodrigues