A esperança que brota em nossos corações

 

 

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. I Pedro 1.3-5

Você já acordou de manhã com um sentimento bom de que o dia vai ser espetacular? Sabe aquela certeza, meio incerta, de que tudo vai dar certo e o que antes estava fechado vai se abrir? Uma alegria meio inexplicável de que os momentos de alegria e prazer serão mais numerosos que as frustrações e o descontentamento? O nome dessa coisa inexplicável é Deus. Ele é a razão da nossa esperança!

Se você conhece a Deus é porque aceitou o convite para viver a partir da fé. Ou seja, acreditando em coisas que não são visíveis, mas que determinam nossa vida diária e nosso destino final. Esse é um ponto tão peculiar a fé que, em Romanos 15.13, Paulo afirma crer no Deus da Esperança. O apóstolo Paulo queria dizer com isso que colocava toda sua confiança em Deus. Não importava as circunstâncias, as possibilidades, nem o que os outros pensavam ou diziam. Paulo esperava em Deus. Todas suas expectativas de sucesso e alegria estavam depositadas naquele que não pode falhar.

Estamos falando sobre o foco de nossa vida! Quando meu coração se apavora ou se angustia em demasia. Quando choro de maneira inconsolável ou sucumbo diante das possibilidades ou pressão do inimigo. Quando desisto de caminhar porque o horizonte parece muito negro ou íngreme. Quando não quero mais crer por parecer difícil de mais permanecer. Todas estas coisas são alertas em meu coração de que Deus tem se tornado algo distante. São sinais que me avisam que o Deus vivo não está tão vivo em minha vida.

Deixe a esperança nascer novamente em seu coração. Não porque algo mudou neste “mundo tenebroso”. Mas porque Deus ainda é o Deus de Esperança. Ainda é uma rocha segura para onde podemos correr. Não importam as circunstâncias, Deus ainda é Deus!

 

Rev. Marcelo Rodrigues